A V I A Ç Ã O
A Z U L L I N H A S A É R E A S B R A S I L E I R A S S. A.
História:
A promoção “Você Escolhe” foi lançada em Março de 2008 com a intenção de escolher o nome da mais nova empresa aérea do país. Contou com mais de 108 mil cadastros e 157.528 votos, quando foram escolhidas 10 sugestões de nome. A disputa ficou entre Samba (ligeiramente mais votado) e Azul. Ao final, o grupo de executivos liderado por David Neeleman escolheu Azul – Linhas Aéreas Brasileiras S.A.
A competição foi tão acirrada entre as opções Azul e Samba que a empresa decidiu premiar com um passe vitalício tanto o internauta que enviou pela primeira vez o nome “Azul”, quanto o que primeiro sugeriu “Samba”. Vitor Buzzone Varejão (Azul) e João Souza Dias Garcia (Samba) viajarão de graça, com um acompanhante, pelo resto de suas vidas, nos jatos da Azul. Além desses dois grandes vencedores, outros 2.000 internautas também foram premiados.
Assim foi selado o nome dessa nova companhia aérea brasileira. Oito meses mais tarde um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. sobrevoou, na tarde do dia 05.11.2008, a sede da empresa em Alphaville, comemorando o fato de ser a primeira aeronave da empresa pronta para começar a voar. O procedimento, realizado por volta das 14h10, foi autorizado pelo Centro de Controle do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
A aeronave Embraer 190, prefixo PR-AZL, comandada pelo diretor de operações da empresa, Álvaro Neto, decolou de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde fica a a fábrica, às 13h36, com destino a Campinas, Aeroporto de Viracopos, onde pousou às 14h35.
Já foram encomendadas 40 aeronaves Embraer com opção de compra para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, da Jet Blue (da qual o proprietário da Azul é presidente do Conselho de Administração) que serviram inicialmente para para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer aconteceu no final de dezembro de 2008 e a expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
Em 12 de novembro de 2008 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) para a Azul e esta iniciou suas operações em 15 de dezembro do mesmo ano. As duas primeiras rotas da companhia, com sede em Campinas (Aeroporto de Viracopos), foram Campinas-Salvador e Campinas-Porto Alegre (ida e volta). O início das vendas de passagens esteve sujeito a aprovação dos "horários de trânsito" aéreo (HOTRAN).
No dia 27 de novembro, a empresa assinou um contrato de conteúdo total, de longo prazo, com a Sabre Travel Network, com o objetivo de oferecer alcance global e otimizar seus recursos de distribuição por meio da disponibilização das tarifas e do inventário aos viajantes, às corporações e às agências Sabre de todo o mundo, através do Sistema de Distribuição Global (SDG).
Entre 02 e 05 de dezembro de 2008 a empresa promoveu uma série de roadshows por oito cidades brasileiras (Brasília, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Em cada um dos destinos, os agentes de viagem participaram de um sobrevôo de 45 minutos, em conjunto com representantes da diretoria da empresa. No vôo, todos conheceram o serviço de bordo, os uniformes e os diferenciais da companhia aérea, como poltronas em couro ecológico, dispostas dois a dois, e o espaço interno.
O primeiro avião, novo, recebido diretamente da fábrica, Embraer, modelo 195, foi entregue dia 11 de dezembro de 2008. No seu primeiro dia de operação a companhia obteve a taxa média de ocupação de 62%. Na rota Campinas-Salvador embarcaram 90 passageiros e no retorno, 59. Na rota Campinas-Porto Alegre, 51 embarcaram e 64 retornaram. Foram utilizadas aeronaves Emb-190, arrendadas, com capacidade para 106 lugares (26 fileiras com 4 poltronas e a última com 2 poltronas). Com esses números, a empresa superou a taxa necessária para cobrir os custos de operação. No final de dezembro de 2008 haviam oito freqüências diárias para Salvador e dez para Porto Alegre.
O jato escolhido para equipar a frota, o Embraer 195, não é apenas o mais confortável ou o mais avançado avião na categoria. Na configuração escolhida pela Azul, é uma das mais seguras aeronaves em operação em todo o mundo. Cada um deles será equipado com dois dispositivos moderníssimos, os HUD – Head Up Displays – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Eles funcionam projetando informações fundamentais sobre os vidros adiante dos pilotos. Desta forma, eles podem trabalhar com mais segurança, sobretudo em condições de baixa visibilidade. A Azul será a única no mundo a operar com HUDs duplos, para ambos os pilotos, em 100% da frota.
Até 31 de dezembro de 2008 a empresa já contava com 900 funcionários (chamados tripulantes, independentemente se de terra ou de ar) e cinco aeronaves (02 Emb-190 arrendados e 03 Emb-195 novos, vindos diretamente da Embraer). O programa de fidelização da empresa se chama Tudo Azul onde para cada passagem acima de R$ 100,00 haverá um bônus de 5%. A partir de R$ 25,00 acumulados o passageiro já pode pedir a bonificação ao adquirir novos bilhetes. Em 11.10.2009 a companhia já operava 12 aeronaves (07 EMB-190 para 106 passageiros e 05 EMB-195 para 118 passageiros e aguarda a entrega de mais dois EMB-190 até o final do ano), voando para 14 cidades.
A partir de 14 de janeiro de 2009 duas novas rotas se integraram à companhia (Campinas-Curitiba e Campinas-Vitória, ida e volta). A Azul contabilizou 200 milhões de dólares para começar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundação) da história da aviação mundial. Foram encomendadas 42 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da Embraer. O valor total do negócio pode chegar a US$ 3 bilhões, caso todas as opções de compra se confirmem. Ainda em virtude de acelerar sua entrada no mercado brasileiro, a Azul arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, utilizadas para treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo.
O planejamento de frota da companhia prevê a entrega de novas aeronaves ao longo de três anos, chegando a 42 unidades no final de 2011 e 78 ao final de 2013. Em 18 de fevereiro de 2009 a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. informou ao mercado que contratou a BR Aviation para ser a fornecedora exclusiva de combustíveis pelos próximos três anos. O acordo foi assinado após um período de negociações, iniciado em março de 2008, e prevê o fornecimento de querosene de aviação (JET A-1), além de prestações de serviço, tais como destanqueio de aeronaves e operação de painéis. Também já iniciou seu web check-in (check-in de passageiros pela internet).
Proprietário - David Neeleman (brasileiro, nascido em São Paulo e presidente do Conselho de Administração da JetBlue).
Presidente - Pedro Janot (ex-diretor do Grupo Pão de Açúcar)
Vice-Presidente - Miguel Dau (ex-diretor da VARIG e ex-presidente da Flex; comandante de aeronaves)
Vice-Presidente de Marketing - Trey Urbahn
Diretor de Marketing - Gianfranco Beting (ex-diretor da GOL)
Diretor de Operações - Álvaro Neto
Diretor de Tecnologia - Paulo Nascimento.
A Azul fechou 2008 (um mês de operações) com cinco aeronaves voando (03 EMB-195AR e 02 EMB-190AR), realizando 236 voos em 408 horas voadas, 272.020 km voados à uma velocidade média de 667 km/h, 231.751 passageiros transportados e 40.801 toneladas quilômetros de carga transportada. Em 2009 a Azul foi a empresa aérea brasileira que mais cresceu proporcionalmente, recebendo oito novas aeronaves da EMBRAER, totalizando 13 aviões (08 EMB-190AR e 05 EMB-195AR) e mais duas EMB-190LR encomendadas. Além disso assumiu a 4ª posição no mercado brasileiro de passageiros atrás da TAM, GOL/VARIG e Webjet. Até novembro foram transportados 1.862.268 passageiros (79,2% de taxa de ocupação - a maior entre as grandes empresas) e participação de 3,71% do mercado interno - excelentes números para empresa com um ano de atividades. Em novembro de 2009 a AZUL fechou com 85.42% dos seus lugares ocupados, estando bem próxima do total de passageiros transportados pela Webjet, que opera 8 aeronaves - maiores - a mais.
Frota (15.06.2010): EMB-195 (08); EMB-190 (10). Encomendadas: 06 EMB-195. Total (com encomendas): 24 aeronaves, todas fabricadas pela Embraer. Foram adquiridas novas aeronaves ATR-72, 0 km, mas o contrato ainda não foi assinado.
Embraer ERJ-190-100GW 190AR, prefixo PR-AZL, fotografado no Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre, em 25 de julho de 2010 (Foto/Crédito: Fernando Toscano, Portal Brasil).
A história de David Neeleman:
Nascido em São Paulo, David Neeleman é filho de americanos e morou no Brasil até completar 05 anos de idade, quando retornou para Salt Lake City nos Estados Unidos com sua família. Começou sua vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí entre seus colegas de faculdade e devido ao sucesso logo foi convidado para trabalhar na Morris Travel, uma agência de viagens em Salt Lake. Pouco depois, passou a operar aeronaves, fundando sua primeira companhia aérea, a Morris Air – comprada pela Southwest na seqüencia. Ainda nesta época, Neeleman e sua equipe implantaram pela primeira vez o sistema de E-Tkts, uma idéia revolucionária para a aviação.
David implementou a Live TV (empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo especialmente desenhado para aviões) e teve participação direta na Open Skies (uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet). No Canadá, começou a desenvolver e aplicar suas idéias inovadoras na WestJet. Em questão de anos, transformou a companhia em mais um caso de notável sucesso: hoje a Westjet é a segunda maior empresa aérea do Canadá. Em 1999, apresentou sua mais genial criação: a JetBlue, eleita desde 2001 a “Melhor Companhia Aérea em Vôos Domésticos” nos Estados Unidos. David Neeleman promete usar de toda a sua experiência e paixão pelo setor para fundamentar uma empresa aérea brasileira de classe internacional, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
No dia 22 de janeiro de 2010 foi anunciado que o Texas Pacific Group (TPG), gestor norte-americano de fundos, da ordem de US$ 45 bilhões, comprou 10% da Azul. Até aquela data a Azul já havia investido US$ 235 milhões desde o seu lançamento. O TPG não injetou dinheiro novo na empresa. A negociação foi fechada com dois fundos de investimento que venderam suas participações para o gestor americano. Além da Azul, o TPG tem investimentos em empresas como a Continental Airlines e a Ryanair. David Neeleman anunciou, nos Estados Unidos, que a Azul transportou em seu primeiro ano de atividades 2,2 milhões de passageiros. De acordo com o executivo a Azul é a primeira companhia aérea do mundo a alcançar essa marca em seu primeiro ano de atividades.
Site da AZUL: www.voeazul.com.br - Central de atendimento (11) 3003.2985 (3003 AZUL).
--------------------------------------------------------------------------------
FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI
agencia de modelos, eventos, promoções e publicidade
Bem vindo a DanDee Empresas e Associados... Agência de modelos, eventos, promoções, desfiles, shows, agitos, baladas, feiras, concursos de beleza, desfiles de moda, moda masculina e feminina, garotas, garotos, meninas, meninos, anúncios, divulgações, propaganda e Publicidade... Todo o que você para animar a sua festa e divulgar a sua marca temos aqui! - Contato: (47)3488-5445, (47)8429-5071, (47)8422-5072. email: dandee@dandee.com.br - Blumenau, SC.
VISITAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário