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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A V I A Ç Ã O

A V I A Ç Ã O
W E B J E T L I N H A S A É R E A S


História:

A WebJet Linhas Aéreas é uma empresa aérea brasileira que opera no conceito low cost low fare (baixo custo, baixa tarifa). Sua sede está localizada na cidade do Rio de Janeiro e atualmente pertence ao Grupo CVC, maior operadora e agência de turismo do Brasil. Iniciou suas operações aéreas em julho de 2005, inicialmente entre o Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Guarulhos), Brasília, Porto Alegre e Florianópolis.

Em novembro de 2005, a companhia pediu ao Departamento de Aviação Civil (DAC), antigo órgão responsável pela concessão de linhas aéreas no Brasil, entre outras atribuições, para cancelar temporariamente suas operações. Isto ocorreu em razão de que até novembro os seus vôos não conseguiram obter 35% de ocupação, em parte por uma guerra tarifária deflagrada pela Gol, Varig e TAM. Apesar da Webjet ter recorrido a esse mecanismo só no final de novembro, os sinais da sua crise e da dificuldade para se manter no ar começaram a ser percebidos em outubro, quando a empresa ficou três dias sem operar nenhum de seus 26 trechos.



O BOEING 737.300 (SÉRIE 36Q), PP-VJM, FABRICADO EM 1997, ENTROU EM OPERAÇÃO NA WEBJET EM 28.04.2009 - AQUI FOTOGRAFADO EM BRASÍLIA (DF). (CRÉDITO/FOTO: FERNANDO TOSCANO - 11.04.2010).

Ao final de dezembro do mesmo ano, a empresa entrou com um pedido na Secretaria de Direito Econômico para averiguar se a Gol e a TAM abaixaram seus preços propositadamente para prejudicar suas operações com práticas anti-concorrenciais (dumping). O sonho da companhia era encerrar 2005 com novas rotas, uma nova aeronave em operação e o transporte de 500 mil passageiros. Os planos da Webjet foram prejudicados pela acirrada disputa travada no setor aéreo.

No dia 17 de janeiro de 2006 foi anunciada a venda da companhia a um grupo de empresas ligadas ao setor de transporte interestadual de passageiros e de turismo - o Grupo Águia e Grupo Jacob Filho. O Grupo Águia, presidido por Wagner Abrahão, tem várias empresas ligadas ao setor de viagens, como a Stella Barros (nome fantasia da Assetur), Top Service (logística de viagens), Synergy (viagens corporativas), Pallas (turismo esportivo), Planeta Brasil (turismo receptivo) e Gap One, que consolida passagens aéreas para as agências de viagens. Já o Grupo Jacob Filho possui mais de 20 empresas de ônibus espalhadas pelo país. Entre as empresas do grupo estão a Util (União Transporte Interestadual de Luxo), Expresso Guanabara e Viação Normandy. Com a mudança da composição acionária, a Webjet passou a ser presidida interinamente por Geraldo Souza Pinto, que já foi diretor de Operações da VARIG. Ele é irmão de Fernando Pinto, ex-presidente da TAP, Rio Sul e VARIG.

Na reorganização da companhia esta retomou voos, inicialmente fretados, entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre, ampliando depois para Fortaleza, Natal, Porto Seguro e Florianópolis. No dia 02 de maio de 2006 a empresa recomeçou a operar regularmente entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre, passando logo a seguir também a servir regularmente Curitiba e Salvador. Após rever sua estratégia de apostar em vendas somente pela internet, as passagens passaram a ser comercializadas também por operadores de turismo, agentes de viagens e acordos corporativos, ampliando, assim, o load factor (ocupação das aeronaves) para 72%, número considerado alto. Em 01 de novembro de 2006 a Webjet começou a operar sua segunda aeronave com a inauguração de vôos para Belo Horizonte, atendendo o Aeroporto da Pampulha pela manhã e o Aeroporto Tancredo Neves - Confins, durante à tarde.

A CVC, maior operadora de pacotes turísticos do país, então deu um passo concreto para ter voos próprios ao comprar a companhia aérea Webjet por cerca de R$ 45 milhões. A operadora quis reduzir sua dependência por vôos de companhias aéreas regulares e a Holding CVC fechou a aquisição de 100% das ações da Webjet em 25 de junho de 2007. Até então, a companhia aérea era controlada pelos empresários Jacob Barata Filho e Wagner Abrahão, com 32,5% e 46,3% das ações, respectivamente, e por um fundo capitaneado por Mauro Molchansky, que detinha o restante do capital.

Com a Holding CVC no comando, a empresa aérea passou a voar regularmente também para Natal, Brasília, Fortaleza, Ilhéus e Porto Seguro. Nesse período a empresa também começou a operar quatro vezes por semana para Brasília, ligando a capital federal a Curitiba e Porto Alegre, além do Rio de Janeiro - que já operava antes.



O BOEING 737.300 (SÉRIE 36Q), PP-VJM, NA ÁREA REMOTA DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA. (CRÉDITO/FOTO: FERNANDO TOSCANO - 11.04.2010).

A empresa começou a operar o seu terceiro Boeing 737.300 em 21 de dezembro de 2007 - este utilizado para voos diários no nordeste do Brasil, atendendo novas cidades como Recife e Maceió. A quarta aeronave, do mesmo modelo, entrou em operação em 10 de fevereiro de 2008, auxiliando a compor a freqüência de voos nas rotas já operadas pela empresa. A empresa passou a crescer rapidamente, incluindo novas cidades nas suas rotas e passando a ter receita média de R$ 39 milhões ao mês já em 2008. Em julho de 2008 a Webjet, com oito aeronaves Boeing 737.300, tinha 3,17% do mercado e em dezembro, com mais três aeronaves a empresa já atinge 3,67% de market share, atendendo a 13 cidades com 11 aeonaves Boeing 737.300. A companhia fechou 2008 com 974.437 passageiros transportados, 14.473 voos realizados, 67% de aproveitamento, 19.757 horas voadas, 12.767.382 km voados e velocidade média das suas aeronaves de 646 km/hora, se consolidando como a 6ª maior do país, após TAM, Gol, VARIG, OceanAir e Trip, e, à frente da Azul e outras menores. Entretanto, a empresa ainda operou no vermelho, contratando muitos funcionários, adquirindo aeronaves, peças de reposição e toda a logística em consequência disso.

A Webjet Linhas Aéreas comunicou, no dia 13 de fevereiro de 2009, que o executivo José Wagner Ferreira, com larga experiência no mercado de aviação, assume a presidência da companhia aérea.Wagner atuou, durante 25 anos, na Vasp, onde chegou à vice-presidência, e, de 2000 à 2009 esteve no mesmo cargo na TAM. O administrador Paulo Enrique Coco, que vinha exercendo a presidência da companhia desde março de 2006, desliga-se do cargo após relevantes serviços prestados à Webjet. Nesse período, foi responsável por comandar desde o retorno das operações regulares da companhia, em maio de 2006, até a aquisição da empresa pelo Grupo CVC, em 2007.

Em 2009 a empresa diminuiu o número de cidades servidas de 13 para 10, concentrando seus voos entre o Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos), Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador, acrescentou 10 novas aeronaves com configuração para 142 assentos (+ 90,9%) e se consolidou definitivamente como a 3ª maior companhia aérea do país, após a TAM e a GOL/VARIG, que se uniram. Até 15 de junho de 2010 a Webjet operava 20 aeronaves Boeing 737.300 - todas adquiridas usadas, em bom estado, fabricadas entre 1987 e 1999 (vieram principalmente da Indonésia, Índia e Oriente Médio). Os prefixos vão desde o PR-WJA até PR-WJT.

Site da WEBJET: www.webjet.com.br - Central de atendimento eletrônico: falecom@webjet.com.br.


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