A V I A Ç Ã O
G O L
FROTA (19.06.2011): Total em serviço: 98 aeronaves.
Aeronaves de passageiros: Boeing 737.700 (Configuração: 144 assentos, 34); e Boeing 737.800 (Configuração básica: 183 assentos, 64). Encomendas para entrega em curto prazo: 07 Boeing 737.800 (modelo 8EHW) e 01 Boeing 737.700 (modelo 7EHW). Total de lugares disponíveis simultaneamente: 16.608 (acréscimo de 7,55% e, relação à 15.06.2010, quando possuía, disponíveis, 15.441 lugares; acréscimo de 9,82% em relação à 11.10.2009 quando possuía, disponíveis, 15.123 lugares, e acréscimo de 68,26% em relação à 31.12.2006 quando possuía, disponíveis, 9.870 lugares). - Em 2010 devolveu 3 B737.300 e 1 B737.700 (substituindo-os por 5 B737.800) e, em 2011, os 03 B737.300 restantes (com configuração de 141 assentos).
Passageiros transportados em 2008: 15.798.554 (- 22,19%) - aproveitamento pago de 66%.
Passageiros transportados em 2007: 20.306.538 (+ 27,06%) - aproveitamento pago de 67%.
Passageiros transportados em 2006: 15.981.022.
Conheça aqui a frota completa da GOL
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é empresa low cost low fare (baixo custo, baixa tarifa) do Brasil. Pertence ao Grupo Áurea que é constituído por 38 empresas e sob a direção do empresário Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do império.
BOEING 737.800, SÉRIE 8EHW, PREFIXO PR-GTI, FOTOGRAFADO NO AEROPORTO TOM JOBIM (GALEÃO), EM 13.02.2009. ESTA AERONAVE ENTROU EM SERVIÇO NA GOL EM 11.11.2006. (FOTO: FERNANDO TOSCANO)
A empresa possui seus moldes na empresa norte-americana Jet Blue, que visa o mercado de quem viaja a negócios mas deseja qualidade e preço baixo. Tudo isso é possível por causa das reduções dos custos. Terceirizou tudo, do atendimento em terra à manutenção.
A Gol opera atualmente em 63 cidades (12 no exterior), contra 60 cidades em dezembro de 2007 contra 51 em fevereiro/2007, 39 em meados de 2005, 33 em setembro de 2004 e 14 em outubro de 2001. Em 2005 a GOL iniciou suas rotas internacionais com vôos para a Argentina (Buenos Aires) e em dezembro de 2007 já atendia a nove cidades no exterior (América do Sul e Central).
A filosofia da Gol está conquistando os passageiros de grandes companhias, pois além de oferecer preços em média 25% mais baixos que as demais empresas nacionais, possui uma equipe qualificada e preocupada no bem estar do passageiro. O serviço de bordo não é sofisticado - em alguns trechos são servidos apenas sanduíches frios, barra de cereais, snacks, refrigerante e água. Em 2005 a GOL transportou, segundo dados da ANAC, 11.439.468 passageiros, voou 155.461 horas, voando 85.919.869 quilômetros à uma velocidade média 553 km/hora, se tornando assim a segunda maior transportadora doméstica, atrás da TAM, e superando a VARIG, inclusive.
BOEING 737.800 (SÉRIE 8EHW), PREFIXO PR-GGX, RECEBIDO EM 18.02.2010, FOTOGRAFADO NO AEROPORTO DE BRASÍLIA, EM 11.04.2010, SE PREPARANDO PARA A DECOLAGEM (FOTO/CRÉDITO: FERNANDO TOSCANO)
A venda das passagens se dá através da internet, via telefone, balcões da empresa e em agências de turismo. Foram banidos os papéis (bilhete), o passageiro necessita ter apenas o código da reserva para fazer o check-in. Além disso a empresa presta um serviço muito interessante que é o sistema "dê seu lance", podendo arrematar passagens bem mais baratas - através do site da empresa. Em 2004 a companhia apresentou um lucro líquido por ação em 2004 de R$ 2,14 no mercado acionário brasileiro e de US$ 1,46 no norte-americano (ADS). No ano (2004), a taxa média de ocupação das aeronaves foi de 73,3%, 6,7 pontos percentuais a mais do que em 2003. A Gol terminou 2004 com disponibilidade de caixa de R$ 849,09 milhões, contra R$ 142,29 em 2003 - 480% a mais. Já em 2006 o lucro da Gol apresentou crescimento de 61,2% em 2006 sobre 2005. Nos 12 meses de 2006, a Gol teve um lucro de R$ 684 milhões. O desempenho positivo se deu mesmo com a queda de um Boeing 737-700 e o aumento de custos com o caos nos aeroportos no final de 2006. A Gol teve lucro líquido de R$ 193 milhões no quatro trimestre do ano passado, quando a crise no sistema de controle de vôos brasileiros atingiu seu ápice. O resultado representa um crescimento de 27,7% sobre o mesmo período de 2005. A receita operacional líquida, entretanto, teve um crescimento de 23,2% no quarto trimestre e atingiu R$ 1,012 bilhão. Já os custos e despesas operacionais avançaram 42,7%, para R$ 951,62 milhões. O resultado operacional da empresa registrou queda de 60,9%, para R$ 60,4 milhões, compensado pelo aumento do resultado financeiro líquido (positivo em R$ 156,2 milhões) e pelo resultado não-operacional (R$ 22,953 milhões).
Em 2006 a GOL transportou 15.981.022 passageiros, sendo 14.855.367 em rotas domésticas e 1.125.655 em rotas internacionais. Em 227.768 horas de vôo foram percorridos 130.079.809 quilômetros a uma velocidade média de 571 km/hora e teve um lucro de R$ 684,47 milhões. Em 2007 esse lucro caiu para R$ 286,53 milhões, principalmente em função das despesas com sua nova controlada, a VARIG. Em 2007 foram transportados 20.306.538 passageiros, sendo 17.817.468 em rotas nacionais (+ 19,93%) e 2.489.070 em rotas internacionais (+ 121,12%). Em 317.914 horas de voo foram percorridos 175.358.668 quilômetros a uma velocidade média de 552 km/hora.
Em consonância com os seus objetivos empresariais, a GOL, mais uma vez, revolucionou a aviação brasileira quando adquiriu a VRG Linhas Aéreas, operadora da marca VARIG, em 28 de março de 2007. A aquisição foi um dos passos mais importantes na história da GOL: permitiu que a Companhia expandisse sua cobertura no mercado e capacidade operacional, oferecendo serviços diferenciados para destinos estratégicos com elevado volume de passageiros de negócios.
Desde o final de 2008 a GOL reestruturou seu plano de frota visando aliar a renovação de suas aeronaves ao crescimento disciplinado de sua oferta, que contribui para redução dos custos de manutenção. Dos 92 pedidos firmes com a Boeing para entrega entre 2009 e 2014, foram redistribuídas as entregas de 20 aeronaves originalmente previstas para 2010 e 2012 para o período entre 2011 à 2014.
BOEING 737.700, SÉRIE 7Q8, PREFIXO PR-GIK, FOTOGRAFADO NO AEROPORTO TOM JOBIM (GALEÃO), EM 13.02.2009. ESTA AERONAVE ENTROU EM SERVIÇO NA GOL EM 30.11.2006. (FOTO: FERNANDO TOSCANO)
Cabe lembrar que a GOL realizou reorganização societária das suas subsidiárias GTA e VRG, e desde outubro/08 opera com as duas marcas reunidas em uma única companhia. Desta forma a Gol vem eliminando rotas sobrepostas e reduzindo o quadro de funcionários administrativos, na tentativa de cortar custos e assentos para aumentar a taxa de ocupação de suas aeronaves e a rentabilidade da operação. Eliminou também todas as rotas de longo curso, focando as operações nas rotas domésticas e para a América Latina onde apresenta melhor desempenho. Com a eliminação das rotas sobrepostas, abriu espaço para a criação de vôos para locais ainda não atendidos, e que poderão lhe garantir ganho de market share. Por outro lado, fica a dúvida se estes destinos apresentam demanda suficiente para serem rentáveis.
A GOL fechou 2008 com os seguintes números: 15.329.489 passageiros transportados, com taxa de ocupação de suas aeronaves de 66%, 218.795 horas voadas, 139.589.272 km voados, velocidade média de suas aeronaves de 638 km/h, 257.094.349 toneladas quilômetros de carga transportada e 161.004 voos realizados. O Grupo GOL/VARIG é o segundo maior do país e o terceiro da América Latina após a Lan (Chile) e TAM. No final de 2009 a GOL conseguiu a liberação, junto a bancos europeus, pagando a Libor mais 2,75% ao ano, de cerca de US$ 150 milhões em recursos para garantir seus investimentos para 2010.
Desde 04 de outubro de 2009 a GOL passou a fazer voos regulares para a Venezuela e Aruba utilizando os novos Boeing 737.800 com capacidade para 183 passageiros. Em 01.10.2009 a GOL tinha valor de mercado estimado em R$ 4,085 bilhões segundo a empresa de consultoria econômica Lopes Filho. Até junho de 2011 a GOL possuía 18.706 funcionários, efetuava 900 pousos e decolagens diários, servindo 63 cidades (12 no exterior) e com participação de mercado de 36,47% (interno) e 9,98% (internacional) - dados de abril/2011 (ANAC). Em junho a GOLLOG, braço cargueiro e de pequenas encomendas da GOL, que representa 3% do faturamento global da companhia, atingiu 100 cidades servidas ao inaugurar a filial de Anápolis (GO).
BOEING 737.800 DA GOL, MODELO 809, PREFIXO PR-GIT, ENTREGUE EM 08.08.2008, AQUI FOTOGRAFADO NO AEROPORTO DE RECIFE EM 12.02.2010 - FOTO: FERNANDO TOSCANO (PORTAL BRASIL).
Site da Gol: www.voegol.com.br
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